quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A linhagem - a transmissão do Dharma



Uma parte central de toda a tradição Zen é a noção de transmissão do Dharma, a ideia de uma linhagem ininterrupta de mestres que, a partir de Buda, transmitiram e receberam os ensinamentos e atingiram algum grau de realização.

Quando um professor é reconhecido oficialmente como tendo atingido um certo grau de realização e é admitido numa linhagem de mestres, diz-se que ele recebeu "a transmissão do Dharma". Essa transmissão, "de mente a mente" e "de mestre a discípulo", tem tido um papel fundamental em todas as escolas de Zen e remete para a própria essência do Zen, que foi definido (se é que pode ser definido) como
uma transmissão especial de mente a mente ou de coração a coração (os japoneses dizem ishin-denshin), como não-dependente de escrituras sagradas, apontando directamente ao coração-mente humano na contemplação da própria natureza, visando atingir o estado de Buda.

Durante a cerimónia de transmissão, ao novo professor é oferecida uma carta genealógica que representa toda a linhagem, de Buda até ele próprio. Sensei Amy Hollowell é a 84.ª professora da sua linhagem.

Sem comentários: